2023 foi um ano de realmente constatar que o fitness está em alta e que cada vez mais clientes estão em busca de maior qualidade de vida, saúde e um corpo melhor. Algumas empresas ainda amargando as cicatrizes causadas pela pandemia, mas todas com boas perspectivas.
Ainda devido à pandemia, o proprietário, em uma grande parte, tem um certo receio de que algo ruim possa acontecer novamente e acabar com o negócio dele. Isso trouxe uma atuação muito focada em vendas para as academias que tiveram maiores dificuldades.
Já outras, puderam se concentrar em atender com maestria a enxurrada de clientes que recebeu, pois sabe da importância da retenção. As grandes, médias e pequenas redes de academias estão conseguindo desfrutar em focar na entrega e certamente isso permeará o restante dos negócios fitness em 2024.
Dependendo da maturidade do negócio, proprietários e gestores precisam ter na manga algumas estratégias que poderão ajudar no faturamento, como:
1. Aprimorar os processos de captação e venda fundamentados no perfil de cliente
2. Se aprofundar na entrega do serviço, aprimorando processos e, principalmente, fazendo o acompanhamento deles.
3. Atendimento ainda é a maior reclamação do consumidor fitness. E isso somente vai mudar quando o gestor olhar com detalhe para cada aluno.
4. 80% das academias que atendo, precisam desenvolver a habilidade de ter uma manutenção e arquitetura focada no cliente alvo.
5. Indicadores estão sendo medidos, mas pouco usados. Os sistemas de gestão aprimoram muito em 2023 toda a base de dados, relatórios e BI. Mas ainda precisamos saber usar com maestria.
Em muitos casos, ainda encontramos gestores que não acreditam nas percepções que os clientes trazem. Não é porque o vestiário foi reformado há 6 meses que o cliente vai achar que está tudo ótimo, afinal ele pode estar lindo, mas ainda ter porta de armário que não fecha, torneira solta, chuveiro frio. Quem não se atentar a cada percepção do cliente, terá um nível baixo de engajamento.
É hora de começar um novo ano de um jeito diferente. Pegue essas 5 estratégias para colocar no seu planejamento para 2024!