Já falamos sobre alguns passos importantes para que seu negócio tenha uma gestão centrada no cliente e, após você realmente ter escolhido seguir adiante na filosofia do Customer Experience, vamos falar sobre as características do seu negócio.
Qualquer empresa, de qualquer segmento, precisa ter extrema clareza de quais as características que quer levar adiante e tornar isso visível aos olhos do cliente.
Se eu pedir para você pensar em uma empresa que tem como principal característica a inovação, certamente passará na sua cabeça a Apple. Uma empresa com forte característica disruptiva, pode aparecer a Tesla. Uma marca inspiradora, certamente surgirá a Walt Disney. Um negócio de baixo custo, pode surgir a SmartFit. E por aí vai!
Agora o ponto aqui é: você consegue imaginar todas essas características em um só negócio?
Certamente que não! Aqui está o ponto crucial que você deve refletir profundamente em como quer ser lembrado! Então é hora de juntar os donos, diretores e gerentes para trazer 2 ou no máximo 3 características principais do seu negócio! Sem isso bem claro, você não pode nem seguir adiante.
Algumas características que vemos nas empresas que podem te ajudar nessa definição:
Pode parecer fácil, mas você se debruçar sobre essa reflexão trará muita clareza dos rumos que quer tomar. Importante salientar que não dá para ser tudo. Escolha 2 ou 3 perfis principais.
Feito isso, é o momento de comunicar ao seu público! E pode ser de diversas maneiras, ok? Vamos falar sobre algumas rapidamente, pois até o logotipo e slogan do seu negócio já comunicam o que você quer transmitir.
Atualmente, a comunicação virtual é a que mais trará contato com seu cliente, então atenção à qualidade das fotos, cores que utiliza, convidados que traz para Lives, assuntos que aborda. Outro exemplo: se você tem uma característica premium (ou seja, para um público de nível econômico alto) você deveria estar falando sobre futebol ou sobre golfe?
A arquitetura e detalhes utilizados também deixam claro suas características. O perfil da sua equipe também. Para uma empresa de consultoria com característica tecnicista, é importante que os colaboradores sejam pós graduados, mestres e bastante reconhecidos no ramo, não é coerente? O uniforme utilizado, os canais e comunicação que usa por whatsapp e mídias sociais, aparência do site, aparência da sua equipe, manutenção e limpeza que faz nos equipamentos e estrutura, etc, etc.
Fique atento e atenta para olhar para esse ponto, refletir e tomar ação para o caminho certo.
Quem quer ser bom em tudo, não é bom em nada!
Abraços, Vini Dias.