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Pilates no Brasil: Franquias, Estratégias e Oportunidades

O crescimento do Pilates no Brasil

De prática terapêutica a fenômeno de bem-estar e fitness: o Pilates ganhou espaço no Brasil e se tornou um dos modelos de negócio mais atrativos do setor. Hoje, o país é um dos maiores mercados do mundo, impulsionado pela demanda por qualidade de vida e pelo crescimento das franquias — que oferecem marca reconhecida, padronização e suporte ao franqueado.

Estamos com uma demanda crescente e envelhecimento ativo, onde o interesse por saúde/qualidade de vida e programas para 50+ segue em alta — tendência global validada pelo ACSM para 2025, que destaca programas para idosos entre os Top 3, favorecendo serviços de Pilates focados em funcionalidade e prevenção

As plataformas agregadoras como Wellhub e TotalPass amplificarão o acesso ao Pilates e isso tem ajudado a população a ter acesso a esse serviço.

Principais marcas

Pure Pilates

  • Unidades: +370 no Brasil.
  • Diferencial: maior rede da América Latina. Forte padronização, tecnologia (app, vídeos, streaming) e campanhas de marketing estruturadas.
  • Público-alvo: clientes que buscam praticidade, inovação e reconhecimento de marca.

👉 A rede mais escalável e tecnológica do setor.

www.purepilates.com.br

Voll Pilates

  • Unidades: +229 em operação.
  • Diferencial: modelo “chave na mão”, com entrega de equipamentos, kits de marketing e gestão integrada.
  • Público-alvo: empreendedores que buscam segurança e simplicidade na implantação.

👉 Uma das opções mais rápidas e seguras para começar.

www.vollpilates.com.br

The Pilates Studio® Brasil

  • Unidades: cerca de 30–40.
  • Diferencial: foco no Autêntico Método Pilates, tradição e sofisticação.
  • Público-alvo: público premium (classes A/B) que valoriza exclusividade.

👉 Rede que mais preserva a essência original do método.

www.pilates.com.br

ViPilates

  • Unidades: 20+ no Brasil e 1 na Europa.
  • Diferencial: atendimento personalizado, padrão premium e turmas reduzidas.
  • Público-alvo: clientes que buscam status e exclusividade.

👉 Uma marca aspiracional, que une saúde e sofisticação.

www.vipilates.com.br

Inspire Pilates

  • Unidades: 39 unidades e em expansão, matriz em São Caetano do Sul (SP).
  • Diferencial: democratizar o acesso ao Pilates, com preços mais acessíveis sem abrir mão da qualidade.
  • Público-alvo: público médio que busca bem-estar a custo justo.

👉 Uma rede com propósito inclusivo, que amplia o acesso ao método.

www.estudioinspirepilates.com.br 

Outras redes em expansão
  • Studio E Pilates: cerca de 30 unidades, com foco em marketing digital.
  • Instituto New Pilates: 27 unidades, voltado à reabilitação e fisioterapia.
  • Action 360°: 19 unidades, modelo “3 em 1” (Pilates + funcional + eletroestimulação).
  • Aera Pilates: nova rede do grupo Smart Fit, com conceito de estúdios boutique e proposta de experiência moderna.
  • GoodBe: rede que oferece o Pilates dentro de uma vasta gama de outros serviços, trazendo boas experiências ao consumidor
  • GoNow: com mais de 10 unidades e em expansão, oferecendo funcional e eletroestimulação em seu portfólio

 

Uma breve análise estratégica - SWOT

FORÇAS
FRAQUEZAS
  • Percepção de valor clínico e preventivo, reforçada pelo respaldo regulatório que diferencia o método de uma simples atividade física.

  • Aderência às tendências de longevidade e bem-estar, especialmente para o público 50+, que busca mobilidade e prevenção.

  • Expansão de aquisição de clientes via convênios corporativos e benefícios de academias, que aumentam a exposição e a ocupação.

  • Forte dependência de mão de obra qualificada, como fisioterapeutas e professores experientes, o que pressiona margens.

  • Ticket médio percebido como alto quando comparado a academias convencionais, exigindo narrativa de valor consistente.

  • Falta de padronização operacional entre estúdios independentes, com experiências e métricas de resultado desiguais.

OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
  • Aprimorar a experiência do aluno para que ele tenha sucesso e não busque outras alternativas

  • Criação de programas especializados (dores crônicas, gestantes, atletas masters), que elevam fidelização e valor do cliente.

  • Expansão de modelos híbridos físico-digitais com avaliações, acompanhamento remoto e integração com tecnologia de saúde.

  • Ambiguidade regulatória e judicialização, principalmente em relação a coberturas de planos de saúde e uso do termo “Pilates”.

  • Concorrência crescente de estúdios generalistas e formatos “low cost”, que reduzem barreiras de entrada e pressionam preços.

  • Vulnerabilidade à sazonalidade e oscilações de renda, impactando ocupação e previsibilidade de faturamento.

O mercado de Pilates no Brasil está em plena expansão, mas a vantagem competitiva depende da diferenciação pela experiência.

O futuro do setor será dominado pelas marcas que conseguirem entregar não apenas aulas, mas uma jornada de bem-estar e pertencimento para seus clientes.

Sim! A experiência e boa gestão contam muito para o sucesso do cliente e do negócio.

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Vini Dias

O maior especialista em Experiência do Cliente no fitness.

Pós-graduado em Gestão da Experiência do Cliente pela ESPM. Co autor do livro Gestão da Experiência do Cliente em Academias. Experiência de mais de 20 anos no fitness: Bio Ritmo, SmartFit, Selfit, LesMills entre outras.

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