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Vender mais ou Reter mais ?!?

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

São perguntas difíceis de responder, mas os resultados a gente já sabe quais são.  Onde se colocar energia, o resultado vem! Lógico que repleto de estratégia, ferramentas e conhecimento específico sobre o tema.

Querer focar em vendas, mas sem ter conhecimento é um tiro no pé. E o mesmo ocorre com quem foca na retenção sem conhecimento.

Mas a dúvida está em qual dos dois é mais importante e minha resposta será depende! E isso estará condicionado ao momento em que seu negócio está vivendo, todavia não podemos esquecer que olhar somente para um deles, é chance de não ter sucesso.

E aí, que detectamos o “pulo do gato” dos gestores que conseguem ter resultados em crescimento ao longo do tempo.

Passada a pandemia, notamos uma alta procura pelas academias novamente. Afinal 52% da população engordou na pandemia (IPSOS). Grande parte dos negócios já retornaram aos patamares da pré pandemia, apesar de estarem com um ticket médio um pouco abaixo do que gostariam. Se esse não é o seu caso, certamente ainda existe uma maior relevância em focar em vendas.

Agora, se está preocupado em manter por mais tempo os alunos que entraram até o momento, chegou a hora de olhar mais fortemente para a retenção e cuidar realmente da experiência do seu usuário ou ele pode te trocar por outra academia ou até por um aplicativo.

Isso significa ter um interesse genuíno por quem entra pela sua porta, conversar com eles semanalmente e aprimorar a jornada dos diferentes clientes que você tem.

Comece pela relação Expectativa X Realidade! Ou seja, alinhe com sua equipe de marketing e comunicação o que e como sua marca deve se comunicar com o mercado. Juntamente com isso, desenvolva a arquitetura adequada para seu público e invista em atividades que estejam conectadas com as pessoas que busca atender.

Esses são somente os primeiros passos para ampliar sua retenção e ter sucesso a médio prazo.

O cliente é mutável…

… e estar perto dele a todo momento é vital para que possa entender melhor e de forma mais rápida o que ele está esperando e as vontades latentes na prestação do serviço.

Não podemos esquecer que “fazer academia” é o momento de lazer dos alunos! É a hora em que ele busca esquecer os desafios da sua vida e se coloca como prioridade no meio de todo o processo de tarefas do trabalho e casa. Por isso, é muito importante que esse treino seja livre de atritos e repleto de sucessos.

E hoje em dia, digo com bastante propriedade, que basta entregarmos o básico muito bem feito!

Saiba mais acompanhando os demais artigos ou me siga no Instagram em @diasvini. Abraço, Vini Dias.

Vini Dias

Vini Dias

O maior especialista em Experiência do Cliente no fitness.

Pós-graduado em Gestão da Experiência do Cliente pela ESPM. Co autor do livro Gestão da Experiência do Cliente em Academias. Experiência de mais de 20 anos no fitness: Bio Ritmo, SmartFit, Selfit, LesMills entre outras.

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