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Implantando uma cultura centrada no cliente

Cultura de uma empresa é aquilo que acontece, sem ninguém precisar ficar lembrando e pedindo para que seja feito! É aquele propósito que quando o proprietário se ausenta, ainda está lá no ar!

Errado quem pensa que a cultura é somente aplicada pelo dono do negócio! Os comportamentos recorrentes de toda a equipe vão se perpetuando e se tornam filosofia no ambiente de trabalho.

Agora, se você que está lendo isso, ficou preocupado, pois está vendo sua academia tomar outros rumos, é hora de agir! O dono ou gerente são os responsáveis por guiar sua equipe para novos mares.

É fácil?!? Garanto que sim, mas precisa querer e agir.

Leva tempo?!? Sim! Afinal quanto tempo sua academia levou para chegar à cultura que tem hoje? Mas uma atuação frequente fará que de 6 a 8 meses você já estará comemorando!

Como já falamos nas matérias passadas (se não leu, corre lá), negócios modernos e longevos tem o cliente como centro do negócio. Mas calma! Não é o que todo mundo diz que pensa no cliente, que fala com ele na recepção, blá, blá, blá.

Siga esses passos:

  • Leia bastante sobre o assunto;
  • Tenha certeza que tem a coragem de colocar o cliente “sentando ao lado da sua mesa todos os dias”;
  • Envolva 3 a 4 principais lideranças do seu negócio e convide-os para essa imersão. Lembre-se que líder não é gestor. Tem muito professor mais líder que diretores;
  • Defina quem são as personas do seu negócio (vamos falar mais sobre isso nas próximas matérias, pois existem algumas estratégias);
  • Comunique ativa e constantemente o restante da equipe;
  • Desenhe a jornada atual e a jornada ideal do seu aluno;
  • Alinhe os processos com as equipes;
  • Crie indicadores;
  • Avalie e ajuste constantemente.

Agora pense que nos 9 passos acima, você terá um ou mais clientes junto contigo contribuindo e validando cada etapa e construção! Caso se sinta à vontade com isso, chegou a hora!

Durante essa jornada de construção de uma cultura baseada no cliente, processos são revistos, outros são criados, produtos surgem, novas estratégias de vendas, maior eficiência no marketing e comunicação, além de uma nova mentalidade por parte de cada colaborador.

Quer ver seu negócio tomando novos rumos? Só depende de você!

Em breve, vamos tratar cada um desses 9 passos. Até nossa próxima matéria.

Abraços, Vini Dias.

Vini Dias

Vini Dias

O maior especialista em Experiência do Cliente no fitness.

Pós-graduado em Gestão da Experiência do Cliente pela ESPM. Co autor do livro Gestão da Experiência do Cliente em Academias. Experiência de mais de 20 anos no fitness: Bio Ritmo, SmartFit, Selfit, LesMills entre outras.

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